sexta-feira, julho 17

Hipersuper 241

Nesta edição destaque para a entrevista a Jorge Henriques director-geral da Mineraqua, que admitiu que “a água engarrafada transformou-se numa commodity”. Na conversa, o responsável pela companhia de Pisões Moura reconheceu que este não é um ano para grandes lançamentos, admitindo ainda que “este ano não vamos certamente crescer. Manter era muito bom”.

Na “Distribuição”, entrevistámos Jean-Jacques Vandenheede, Nielsen Retail Insight Director Europe, por ocasião da sua passagem por Lisboa para a apresentação do “Trade Winds in Economic Downturn”. O responsável da consultora revelou que o “consumidor português é muito impulsionado pelo hábito”, deixou também claro que, “mesmo num ambiente de crise económica, o consumidor continua exigente: quer disponibilidade de produto, valor, uma experiência de compra agradável e, eventualmente, boas promoções”.

Ainda na “Distribuição”, a Escola de Comércio de Lisboa (ECL) forma todos os anos 120 alunos. No entanto, a directora da ECL lamenta que a procura ainda é superior à oferta, salientando que “os alunos ainda não perceberam que o sector oferece imensas oportunidades de emprego e progressão na carreira”.

No “Coleccionável” deste mês, a APEME e a Agusto Mateus&Associados analisam a Responsabilidade Social que, “mais do que uma opção, é uma questão de visão”.

No “Alimentar”, a Iglo responde à questão: “Como se inova num mercado dominado pelas marcas da distribuição sem praticar preços baixos para ganhar quota?”.

A TNS Worldpanel analisa nesta edição o mercado dos gelados, revelando que o consumo é ainda cerca de seis vezes menor do que nos EUA, onde a média nacional está nos 24 quilos per capita por ano. Mesmo em comparação com a média europeia, o consumo nacional tem ainda um bom espaço para desenvolvimento.

A consultora destaca ainda que, no contexto europeu, Portugal é dos mercado onde o peso do consumo fora de casa é maior do que o consumo dentro de casa.

No “Não Alimentar”, entrevistámos Margarida Reis, Director de Marketing da “a vida é bela”, e Teresa Burnay, Gestora da Categoria de Higiene Pessoal na Unilever/Jerónimo Martins.

Na primeira, a responsável pelo marketing da “a vida é bela” revela que a empresa irá lançar, sob a chancela da Martiz Marketing, três novidades já em Setembro e invadir os lineares da distribuição moderna.

Na segunda entrevista, a responsável da Unilever/Jerónimo Martins explicou como é que a empresa reuniu as melhores marcas num kit de higiene pessoal para conquistar os consumidores afectados pela conjuntura económica.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Porque temos saldos só duas vezes por ano”, de Sérgio do Monte Lee e Pedro Miguel Silva (Deloitte); “As empresas de distribuição como veículos de distribuição e representação de marcas”, de Fabricia Antunes (Michael Page); e “A retoma …”, de Vera Rodrigues (Hays Portugal).

Boas leituras!





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