domingo, junho 14

Hipersuper 238


Na edição 238 do Jornal Hipersuper destacamos a reportagem realizada por ocasião do 50.º aniversário do queijo Limiano. A visita à fábrica de Vale de Cambra deu para perceber como é produzido o queijo flamengo mais vendido em Portugal e falar com a directora de Marketing da Bel Portugal, Paula Gomes. Na entrevista, a responsável do grupo admite que a conveniência é a grande tendência na compra de queijo flamengo, revelando que, em breve irão lançar um projecto de exportação, aproveitando “alguns contactos da casa mãe [Fromagerie Bel]”.

No “Distribuição”, damos a conhecer o seguro Zurich Super, um produtos destinado a micro, pequenas e médias empresas, mais especificamente para supermercados, mercearias, frutarias e padarias. Um ano e cinco meses após o seu lançamento, Diogo Lopes, business manager da Zurich, revelou que “o produto foi muito bem recebido” e que as expectativas traçadas aquando do lançamento foram ultrapassadas em cerca de 30%”.

Também na “Distribuição”, damos a conhecer as vantagens da factura electrónica. Aderir a esta solução implica menos custos em impressão, menos espaço ocupado com pilhas de papel, que se pode perder ou deteriorar, mais organização e o sela de “empresa amiga do ambiente”.

Em “Alimentar”, a Nigel conquistou, grão a grão, o mercado da exportação e hoje envia 40% do volume total de produção para mais de 20 destinos, desde o Japão à Austrália, passando por diversos países da Europa.

No “Não Alimentar”, entrevistámos Gonçalo Bernardes, Head of Brand Building Laundry da Unilever/Jerónimo Martins, por causa do maior lançamento da empresa nos últimos dez anos: o detergente Surf. Com um investimento de 10 milhões de euros, a ambição é “chegar ao pódio dos detergentes”, avançando o responsável que, dentro de três a cinco anos, “pretendemos estar acima dos 10% de mercado”.

Ainda no “Não Alimentar”, a Silvex celebrou uma parceria com o maior produtor mundial de sacos biodegradáveis (Biobag), levando o fabricante de Benavente alcançar o estatuto de terceira fábrica da Europa da rede Biobag e tornar-se na distribuidora exclusiva da marca na Península Ibérica.

A TNS analisa para esta edição do Jornal Hipersuper o mercado das cervejas. Sabendo-se que o consumo de cerveja é esmagadoramente realizado fora de casa, ou seja, fora do chamado “consumo do lar”, este segmento de consumo “caseiro” tem vindo a ganhar alguma importância, até pelos investimentos em equipamentos especiais que têm surgido no mercado.

Nos “Veículos”, analisamos o sector automóvel mergulhado na pior crise de que há memória. Do estrangeiro chegam-nos notícias de falências e possíveis fusões, enquanto em Portugal a situação da Autoeuropa e outros grupos fabricantes têm preocupado o Executivo. Estando a evolução do mercado de veículos comerciais ligeiros e pesados de mercadorias fortemente relacionado com a actividade económica, os principais players do mercado não vislumbram grandes melhorias no futuro próximo.

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis, questionámos o painel sobre a formalização de uma queixa-crime contra o presidente da ANAREC apresentada pela APED, a qualidade dos combustíveis na Distribuição Moderna, as acusações entre APED e fileira do leite em Portugal, o maior Centro Comercial do País e, finalmente, o lançamento de um vinho sem álcool.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Na crise surgem oportunidades”, de Catarina Santos (PrimeDrinks); e “Deveres fundamentais dos administradores e gerentes versus seguros D&O”, de José Rijo (Grupo Rangel).

Boas leituras!

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