sexta-feira, abril 17

Hipersuper 234


Mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número especial para a Alimentaria Lisboa 2009, destaque para a entrevista ao Presidente Executivo da Unicer, António Pires de Lima, que referiu que gostaria de atingir até 2015 uma facturação de mil milhões de euros.

Ao fim de três anos de mandato, Pires de Lima salienta que durante este período a empresa obteve 100 milhões de euros de lucro e distribuiu 80 milhões de euros de dividendos, e critica a concorrência por esta estar preocupada em ganhar volume e quota em sacrifício da rentabilidade da empresa.Em “Distribuição”, entrevistámos Paulo Nunes de Almeida, Vice-presidente da AEP que admitiu que o projecto “Compro o que é Nosso” vingou. Com os portugueses preocupados com o desemprego e mais sensíveis aos problemas do País, a altura revela-se ideal para convencer os consumidores a comprar o que de bom se faz por cá.

Ainda em “Distribuição” tivemos presentes na apresentação dos resultados de 2008 do grupo Auchan Portugal. Registando um crescimento de 13,5% face a 2007, o grupo liderado por Eduardo Igrejas e Américo Ribeiro, Presidente e Director-geral, respectivamente, prevê investir cerca de 80 milhões de euros durante o actual exercício.

Um relatório recente do Planet Retail revela que, se há conceito na distribuição moderna que não se queixa com a actual conjuntura económico-financeira, são as marcas próprias dos diversos operadores, tanto a nível internacional como nacional.

Numa edição que conta com mais uma edição do Coleccionável, a APEME, Augusto Mateus&Associados e Nielsen, revelam que os portugueses gostam particularmente de Inovação.

Para terminar a “Distribuição”, fomos conhecer uma nova tecnologia: Eye Tracking. Conhecer com rigor e em tempo real o percurso visual de determinado consumidor é o objectivo desta tecnologia.

Em “Alimentar”, entrevistámos Jorge Henriques, Presidente da FIPA. Na opinião de quem presidiu durante seis anos a FIPA, o sector agro-alimentar tem sido desprezado, admitindo, no entanto, que a FIPA irá, dentro em breve, representar cerca de 85% do sector agro-alimentar.

Ainda no “Alimentar”, a estratégia de Magnum está a apostar forte no segmento de consumo in home, onde pretende crescer a duplo dígito, principalmente na gama mini.

Nesta secção fomos conhecer a opinião de alguns operadores a actuar no mercado alimentar sobre a Alimentaria Lisboa 2009. Artur Moreira (El Pozo), Vicente Termote (Nespresso) e Veronique Pellerin (Sopexa) admitiram no painel que a Alimentaria gera novas oportunidades de negócio.

A TNS analisa para esta edição especial do Jornal Hipersuper dois mercados: Ovos e Salsichas. Se no primeiro, cerca de 80% dos lares de Portugal Continental compraram pelo menos uma vez ovos em 2008, no caso das salsichas, oito em cada dez lares compraram pelo menos uma vez este produto, fazendo com que a categoria tenha crescido 12,6% em volume e 5,9% em valor.

Também em “Alimentar”, Manuel Barata Simões, Porta-voz da ACHOC, aponta, em entrevista, o dedo aos retalhistas, acusando as grandes superfícies de travarem o desenvolvimento do sector do chocolate.

Um recente relatório da Datamonitor relativamente a Portugal refere que o sector da padaria (Pão+Bolos) registará um ligeiro crescimento até 2012. Se de 2002 a 2007, o crescimento médio foi de 0,4%, nos próximos cinco anos o mercado deverá crescer, em média, 1,6%, chegando a um valor de 1,132 mil milhões de euros, embora, em volume, a consultora preveja uma ligeira quebra.

Um ano após lançarem-se no segmento sopas refrigeradas, a Knorr faz um balanço bastante positivo: apesar de não terem chegado à liderança, valorizaram a categoria, prevendo os responsáveis chegar ao final do actual exercício com mais 10% de quota de mercado.

Nas “Bebidas”, além da entrevista a António Pires de Lima, fomos conhecer os dois novos sabores da Frize: Tutti-frutti e Pina Colada. A marca estreou, também, uma nova campanha publicitária que marca o regresso de Pedro Tochas como a cara da Frize.

Em entrevista ao Jornal Hipersuper, Nuno Pinto de Magalhães, Assessor de Administração da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), admitiu que há investimentos que trazem mais retorno que a participação na Alimentaria Lisboa.

Para finalizar a secção, damos a conhecer a nova estratégia da Coca-Cola para a Zero. Se em 2008 o crescimento foi de 37%, os responsáveis pela marca esperam chegar ao final de 2009 com um crescimento igualmente de duplo dígito.

Nos “Vinhos”, o painel entrevistado admitiu que a conjuntura económica condiciona a participação do vinho, apesar da organização ter aposta no sector.

Em “Tec&Log”, após entrevista ao mercado relativamente à importância da Alimentaria Lisboa 2009, admitindo os operadores ouvidos que a montra tecnológica do evento é bastante convidativa, damos a conhecer a nova série de empilhadores eléctricos da Yale.

Para finalizar a secção “Tec&Log”, apresentamos as duas novidades que a Frigocon irá levar para a Alimentaria Lisboa 2009: SMR Nofrost e Mural Refrigerador.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Shopper Marketing'’: uma arma estratégica para ajudar a melhorar vendas”, de Paul Miles (POPAI); “Alguns apontamentos sobre os novos desafios do retalho”, de Fabrícia Antunes (Michael Page); “Crise pode afectar níveis de perda de bens alimentares”, de Paulo Borges (Checkpoint); “I lost my M in Vegas”, de Pedro Fernandes (Edigma); “Inovação e diferenciação como motor de brand building”, de Ricardo Caseiro (PrimeDrinks); “Crise Total”, de Manuel Rocha (PortuVinus); “Toda a verdade sobre a Etiquetagem na Origem”, de Carlos Truta (Gateway); e “C.R.I.S.E. Na indústria”, de Paulo Ribeiro (Hays Portugal).

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis, questionámos o painel sobre a Alimentaria Lisboa 2009.

Boas leituras!

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