quinta-feira, março 19

Pessimismo Luso


Segundo o último Observador Cetelem 2009, os portugueses são os mais pessimistas na Europa, ou melhor, da Europa não, dos 13 países que compõem esta análise (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, República Checa, Eslováquia, Hungria, Itália, Sérvia, Polónia e Rússia).

Os dados indicam também que, no que diz respeito à evolução do poder de compra por família, mais uma vez lá estamos nós na cauda da Europa.

Mas este último facto não será de estranhar, já que de acordo com os números, analisando a taxa de crescimento anual médio do poder de compra por família entre 1997 e 2007, só mesmo os italiano é que nos conseguem bater.

Mas atenção: estes números foram obtidos em Dezembro de 2008. Ou seja, foram obtidos numa altura em que as pessoas ainda conseguiam andar mais ou menos felizes, porque andavam com o subsídio de Natal no bolso e em quadra natalícia ninguém anda por aí aos cantos a chorar-se.

A questão é saber que números obteríamos nos dias de hoje. Porque pensando bem, nestes últimos três meses, muita coisa aconteceu ... e talvez muita coisa ainda esteja para acontecer.

Nestes 120 dias, desde o Natal, muitas pessoas foram "galardoadas" com cartas de despedimento, muitas foram informadas que não irão receber aumentos ou pura e simplesmente viram as portas das empresas não serem mais abertas.

Assim, não me espantaria se o inquérito fosse efectuado hoje, que os habitantes desta velha Lusitânia expressassem o seu pessimismo com mais algum fervor.

Falta agora saber, o que é que os nossos governantes nos vão dar agora em tempo de eleições, para nos tirar quando a cruz tiver colocada no boletim.

A ver vamos!

0 comentários: